28/08/2017

Prefeitura de Caruaru e Ministério das Cidades beneficiam 2.404 famílias com entrega do MCMV





Foram 2.404 unidades habitacionais entregues nesta segunda (28), dos Residenciais Luiz Bezerra Torres I e II 

Mais de 9.600 pessoas foram beneficiadas, nesta segunda-feira (28), em Caruaru, pelo Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), com a entrega das 2.404 unidades habitacionais dos Residenciais Luiz Bezerra Torres I e II. Os empreendimentos, destinados a famílias com renda de até R$ 1,8 mil (Faixa I), receberam investimento total de R$ 151,5 milhões. A entrega das chaves foram feitas pela prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, e pelo ministro das Cidades, Bruno Araújo. 

O evento aconteceu no final da manhã e iniciou com a bênção do Bispo de Caruaru, Dom Bernardino Marchió, que saudou os presentes. Mais de 2.500 pessoas compareceram à solenidade. O ministro das Cidades, Bruno Araújo, veio acompanhado dos ministros de Educação, José Mendonça Bezerra Filho, de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho e o da Defesa, Raul Jungmann. Os senadores Armando Monteiro e Fernando Bezerra Coelho também se fizeram presentes. 

No ato da entrega, nove famílias subiram ao palco para participar da entrega simbólica das chaves, representando os demais beneficiários. No ato da entrega, a beneficiária Cláudia Maria da Silva, de 36 anos, recebeu da 2MS Engenharia, através de sorteio prévio, a mobília do apartamento. A empresa responsável pelo serviço do empreendimento disponibilizou outras três mobílias completas para serem sorteadas entre as famílias dos residenciais. 

 Em seu discurso, o ministro Bruno Araújo falou sobre os investimentos do programa em Pernambuco. “É uma alegria ter trazido como ministro para Pernambuco, em pouco mais de um ano, financiamentos de mais de 3 bilhões de reais de investimento. De todos os recursos do Minha Casa Minha Vida conseguimos destinar 10% para este Estado, e com a autorização do presidente Temer iremos trazer nas próximas semanas mais habitações para cá”, declarou o ministro.

 “São cerca de 10 mil pessoas de todos os lugares de Caruaru que realizaram o sonho da casa própria, que viviam em situação de risco, pagando aluguel, ou que perderam as casas nas chuvas e que hoje passarão a viver num lugar decente. A gente vai inaugurar escola, creche, destinar o espaço para a feira livre, cuidar daqui com o maior carinho que todos merecem”, pontuou a prefeita Raquel Lyra. 

Também estavam presentes à solenidade, o vice-prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro; o secretário de Habitação de Pernambuco, Kaio Maniçoba, que veio representando o Governo do Estado, os ex-governadores de Pernambuco Joaquim Francisco e João Lyra Neto, além de deputados federais, estaduais, secretários municipais e 50 prefeitos de toda a região. A Caixa Econômica Federal foi representada pelo vice-presidente de Habitação, Nelson Souza e pela superintendente regional, Simone Nunes.

 Os empreendimentos Luiz Bezerra Torres I e II são compostos por 311 blocos, com casas sobrepostas, totalizando 2.404 unidades habitacionais, voltadas para atender às famílias da região. Cada apartamento é dividido em sala, dois quartos, cozinha, área de serviço e WC social, com piso cerâmico em todos os ambientes, totalizando 39,36 m². 

Atendendo às exigências de qualidade do PMCMV, os residenciais são equipados com infraestrutura completa, pavimentação, redes de água, esgotamento sanitário, drenagem, energia elétrica e disponibilidade de acesso ao transporte público. Os residenciais contam ainda com equipamentos públicos importantes que já estão concluídos, e entrarão em funcionamento posteriormente, sendo estes: escola, creche, Cras e Unidade de Saúde da Família, praças, quadras e áreas de convivência. 

Fotos: Arnaldo Felix. 



entrega-lbt-i-e-ii-(7).jpg