13/09/2017

Caruaru sedia primeiro encontro do Território Vivo nesta quinta-feira

Projeto reúne municípios do estado para fortalecer desenvolvimento das regiões

Aproximar pessoas e instituições para construir coletivamente uma agenda de trabalho e planejamento para o desenvolvimento das regiões, com base no potencial existente e nas capacidades locais, é o principal objetivo do projeto Território Vivo, que chega a Caruaru, nesta quinta-feira (14), num encontro na CDL. O projeto objetiva, também, fazer um
diagnóstico das cidades e, diante disso, a construção conjunta de um plano de ação que integre os municípios envolvidos.

O Território Vivo classificou Caruaru como Capital Regional do Agreste e, a partir daí, foi criada a Rede Caruaru, que é formada por mais nove munícipios da região.
Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, Surubim, Cupira, Agrestina, Brejo da Madre de Deus, Riacho das Almas, Vertentes e Taquaritinga do Norte integram a rede e estarão presentes no encontro. Também participarão do evento, que terá à frente a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa (Sedeec), lideranças empresariais e representantes da Fundação de Cultura e Turismo, Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural, ACIC, FIEPE, CDL, Sindloja, Asces-Unita, Devry/Unifavip, UFPE, IFPE, ITEP, Armazém da Criatividade e Polo Comercial.

Sobre o Território Vivo
 - O grupo de municípios por região é selecionado com base no Estudo Pernambuco em Rede – Agência Condepe/Fidem (2012), que analisa as relações de influência entre os municípios do estado. Nesse trabalho, Caruaru foi classificada como Capital Regional, assim como Petrolina/Juazeiro. Segundo o Estatuto da Cidade (2015), os critérios para a delimitação de uma região de influência de uma Capital Regional, que são adotados pelo IBGE, consideram os bens e serviços ofertados pela cidade à região, o que abrange produtos industriais, educação, saúde, serviços bancários, comércio e empregos. Dessa forma, Caruaru e os municípios que farão parte do evento, por estarem ligados à Capital Regional pelo consumo de bens e serviços, fazem parte do que é chamado Rede Caruaru.

Serviço:

Encontro do Território Vivo
Local - Auditório CDL Caruaru (R.Floriano Peixoto, 85, Centro)
Data - 14/09/17 (quinta)
Horário - das 8h às 14h