10/04/2018

Começam as obras do segundo Laboratório de Análises Têxteis do país





Nesta segunda-feira, dia 09, foi iniciada, em Caruaru, a construção do Laboratório de Análises Têxteis, que vai garantir mais qualidade nos produtos fabricados no Nordeste brasileiro.  O anúncio foi feito pelo presidente nacional do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), Carlos Azevedo, e pelo presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Pernambuco (IPEM/PE), Adriano Martins, que estiveram neste fim de tarde com a prefeita Raquel Lyra, em seu gabinete, na Capital do Agreste.

O equipamento será instalado em um terreno no Polo de Desenvolvimento Sustentável do Agreste (PDSA), doado, em 2017, pela Prefeitura de Caruaru. A unidade regional será administrada pelo IPEM/PE, órgão delegado pelo INMETRO. A estrutura atenderá às regiões Norte e Nordeste do Brasil, especialmente ao Polo Têxtil do Agreste pernambucano. O primeiro laboratório tem sede no Paraná.

Para a prefeita de Caruaru, a instalação do laboratório está alinhada com os objetivos do Governo Municipal, que têm como intuito promover o reposicionamento da produção local, ampliando o valor agregado das mercadorias aqui produzidas. A implantação da unidade irá gerar, também, 40 empregos diretos, aumentando, assim, a empregabilidade na região. “O instituto vem para qualificar e validar os insumos que são produzidos aqui na cidade de Caruaru e na nossa região”, destacou Raquel.

Segundo o diretor-presidente do IPEM/PE, Adriano Martins, o laboratório ficará pronto no final de setembro. Já o presidente do INMETRO destacou as possibilidades de negócios que o laboratório poderá trazer para a região. “Além de fomentar a melhoria da qualidade dos produtos feitos na região, o laboratório poderá abrir o mercado nacional e internacional”, disse Azevedo.
 
 
Foto: Arnaldo Felix

img_0708.jpg