08/02/2018

Prefeitura de Caruaru anuncia construção de novas creches e apresenta equipamentos para alunos e professores

Professores e estudantes da Rede Municipal de Ensino de Caruaru saíram otimistas e confiantes  do “II Encontro do Juntos pela Educação”, realizado, na manhã desta quinta-feira (15), em Maria José Recepções. O motivo da satisfação foi o anúncio de novos equipamentos de educação e materiais de trabalho apresentados pela prefeita Raquel Lyra. "Tudo isso é pensando em dar às nossas crianças a capacidade de sonhar e construir seus sonhos”, frisou.

Material escolar de qualidade e em tempo hábil para o início do ano letivo; um investimento de cerca de R$ 1 milhão em água mineral para os quase 42 mil alunos da rede municipal de ensino; kit do professor, que contém todo o material a ser utilizado para realização, com sucesso, do trabalho didático pedagógico em sala de aula; notebooks para mais de 2.350 docentes; laboratórios de informática totalmente equipados, novas vagas de creche e pré-escola. "Isso é um marco na educação do nosso município. Faremos ainda mais para conseguirmos transformar Caruaru pela educação”, pontuou a prefeita Raquel Lyra.

Para Wilson Rocha, estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA), matriculado na Escola Municipal Professor Leudo Valença, as novidades aumentam, ainda mais, a  vontade para seguir o ano letivo. “Eu já vi colegas com sede e na escola não ter água e ele permanecer sedento. Este ano, pela primeira vez em Caruaru, além da água mineral, nós ganhamos,  como parte do material didático, uma garrafinha que nos permitirá continuar na sala de aula, sem perder o conteúdo. Parabéns à prefeita que pensou em tudo”, frisou.

Na ocasião, Raquel Lyra assinou o decreto que institui o “Programa Professor Inovador”,  que vem para amparar o educador no desenvolvimento de suas atividades,  com métodos de inovação tecnológica, através das ferramentas digitais, que buscam aperfeiçoar o ensino e acrescentar mais conhecimento aos estudantes.

“A visão da prefeita é bem ampla. Quando ela traz profissionais de outros estados para somar com a educação municipal, ela prova que a inovação é importante no processo educacional. Eu estou ansioso para começar, de fato, o ano letivo e poder desfrutar das benfeitorias”, afirmou o professor de Música, Otoniel Rocha.

O encontro também foi marcado pelo lançamento da “Plataforma Educa Caruaru”, que oferece aos discentes e docentes a interação virtual por meio de conteúdos de multimídia e recursos interativos que tem como função oferecer progressos no processo ensino/aprendizagem.

“Através destas conquistas,  nós vamos unir forças para melhorar e contribuir para a construção de uma educação de qualidade e igualitária, garantindo, assim, mais dignidade para os nossos estudantes e também o nosso corpo docente”, disse o secretário de Educação,  Rubenildo Moura.

A prefeita assinou, ainda,  uma ordem de serviço para a construção de quatro creches, todas localizadas na área urbana, beneficiando moradores dos bairros Vassoural, Colinas do Itapuã (Indianópolis), Baraúnas (Nova Caruaru) e Jardim Panorama. “Estamos caminhando para chegar às 8 mil vagas de creche que foram prometidas. E nós vamos cumprir”, garantiu Raquel Lyra.

“Vaga de creche em Caruaru sempre foi difícil. Tenho dois filhos. O mais velho esperou a vida inteira pra estudar na creche e não tinha vaga, atualmente está no Ensino Fundamental. Agora,  a realidade é outra. Raquel prometeu e está cumprindo. Minha filha já está matriculada e eu estou tranquila em saber que posso buscar o sustento da família e a menina estará em segurança e sendo bem cuidada”, desabafou a diarista Luciana Santos.

Simultaneamente às apresentações dos programas e projetos, a Secretaria de Educação montou um espaço onde o público pôde conhecer o trabalho que será desenvolvido nas escolas da cidade e da zona rural, avaliar os equipamentos de informática, a qualidade da merenda e ter acesso às 14 vans adquiridas para o Programa Aprender com Saúde, além de dois novos ônibus.

Também participaram do II Encontro Juntos pela Educação o vice-prefeito Rodrigo Pinheiro, o ex-governador João Lyra Neto, vereadores e secretários municipais.

“Ensina Brasil” - A prefeita Raquel Lyra recebeu, na tarde desta quinta-feira (15), em seu gabinete, os 21 participantes do Ensina Brasil que atuarão nas escolas da rede municipal de ensino de Caruaru, com o objetivo de intervir positivamente no sistema educacional local, desde o primeiro dia de aula. Os jovens talentos chegam à  capital do Agreste para trabalhar junto à equipe de professores, gestores e membros das comunidades.

Fotos: Jorge Farias.

8a8dd316-c8b4-450d-96f1-cfcd68163908.jpg